domingo, 9 de março de 2014

Tremoceiro-amarelo (Lupinus luteus)




Tremoceiro-amarelo (Lupinus luteus L. )
Também designado por Tremocilha, o Tremoceiro-amarelo é uma planta da família Fabaceae, nativa da parte ocidental da Região Mediterrânica, mas cultivada, actualmente, noutras regiões do globo, como planta forrageira. Nalguns países, como a Austrália, onde foi introduzida, com esta finalidade, não só se adaptou perfeitamente nalgumas regiões, como é já considerada planta invasora. Em Portugal, surge espontâneo por quase todo o território. Nesta altura do ano, podem encontrar-se, sobretudo em terrenos incultos com solos arenosos, extensões, mais ou menos amplas, pintadas com o amarelo das suas flores.
(Local e data: Serra da Arrábida; 8 - Março - 2014)

4 comentários:

  1. Boa noite Francisco.
    No Alentejo, (e não só) há campos com grandes plantações de Tremocilha. É utilizada como forrageira (alimento para o gado) e como adubo verde. É semeada no Outono. Como adubo verde ajuda na regeneração rápida dos solos pobres, aproveitando a sua capacidade de fixação do azoto através da acção de uma bactéria que dá pelo nome “Rhizobium” e que existe nas raízes de determinadas leguminosas, neste caso da Tremocilha. Antigamente esta finalidade conseguia-se através do pousio, ou seja, os campos ficavam em repouso por alguns anos até recuperam as suas capacidades esgotadas. Hoje, consegue-se isso com este tipo de plantas, sem necessidade de se parar com as colheitas. Além da Tremocilha, também se utiliza a Mostarda ou a Serradela. Esta ultima também se utiliza no combate a plantas invasoras das culturas.
    Eu utilizo a Tremocilha na compostagem. Muito fácil de encontrar na beira dos caminhos ou em terrenos abandonados. Nem preciso de a semear. Esta planta tem uma característica muito peculiar: as suas sementes estão alojadas numa vagem que quando está seca, explode (deiscência explosiva) atirando as sementes para muitos metros longe da planta-mãe, onde germinam muito facilmente. Os agricultores semeiam a Tremocilha nos seus campos vedados e esta característica de disseminação das sementes, faz com do lado de fora das vedações em "terra de ninguém", seja possível colhe-la...

    Um abraço

    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, mais uma vez, caro amigo João, pela importante informação com que tem vindo a enriquecer as minhas despretensiosas apresentações.
      Como dizem na minha terra: Bem haja!

      Eliminar
  2. ~ Belas fotos Francisco, que constituem o registo do seu aliciante trabalho de 8 de Março ...

    ~ Esta leguminosa silvestre, originária destas terras ocidentais, chegou para colorir e perfumar os nossos prados ácidos e a líndissima Serra da Arrábida.

    ~ Os tremoços são das sementes de leguminosas, as mais ricas em ferro, assim podem constituir um bom processo de devolver este mineral e o manganês, aos solos europeus, muito empobrecidos destes minerais.

    ~ A cultura das leguminosas, com o objetivo de revitalizar os solos com nitrogénio, elaborado por bactérias que vivem em simbiose nas suas raízes e que fixam o azoto da atnosfera; tem sido objeto de estudos científicos, que visam acabar com o uso abusivo de químicos, como o nitrato e amónia.
    No entanto, já existem trangénicos da Lupinus luteus!

    ~ Estou com curiosidade de ver as vagens e sementes, verdes e depois de secas.

    ~ ~ ~ Uma semana profícua e cheia de sucessos. ~ ~ ~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem haja, Majo, pelas suas proveitosas informações. Votos de uma boa semana também para si. A minha, visto que o tempo está de feição, vai certamente ser preenchida por mais umas quantas "peregrinações" pelo campo.

      Eliminar