sábado, 29 de novembro de 2014

Salva-dos-caminhos (Salvia verbenaca)






Salva-dos-caminhos * (Salvia verbenaca L.)
Erva vivaz (tipo biológico: hemicriptófito) da família Lamiaceae, com caule erecto (5 a 60 cm de altura) simples, ou rara e escassamente ramificado, revestido de pêlos glandulíferos e não glandulíferos; folhas basais pecioladas, ovadas, ou oblongo-lanceoladas, com recortes geralmente profundos; folhas superiores sésseis e semi-amplexicaules; flores bilabiadas com corola de cor violeta, azul violeta ou esbranquiçada, dispostas (4 a 8) em verticilos integrados numa inflorescência simples ou pouco ramificada.
Distribuição: Sul e Oeste da Europa; Norte de África e Oeste da Ásia. Naturalizada na América do Norte, Austrália e Nova Zelândia. 
Em Portugal distribui-se como espécie autóctone por todo o território do Continente e também pelo arquipélago da Madeira.
Ecologia/habitat: relvados (prados e pastagens), bermas de estradas e caminhos, terrenos perturbados, a altitudes até aos 1750m, Indiferente à composição dos solos.
Floração: ao longo de todo o ano.
* Outros nomes comuns: Erva-crista; Galocrista; Jarvão. 
(Lugares e datas; Serra da Arrábida; 6 - Março - 2014)
(Clicando na imgem, amplia)

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Cinco-em-rama (Potentilla reptans)





Cinco-em-rama * (Potentilla reptans L.)
Erva vivaz (tipo biológico: hemicriptófito) da família Rosaceae. Planta com caules (com 8 a 100 cm de comprimento) pouco ou nada ramificados, glabros ou pilosos, rasteiros e que, com frequência, enraízam nos nós; folhas palmatissectas, com 5 ou 7 segmentos; flores solitárias, axilares, com 5 sépalas e outras tantas pétalas, estas amarelas.
Distribuição; Originária da Euroásia, é considerada actualmente com planta subcosmopolita e, como tal, presente em grande parte da Europa e da Ásia, bem como no Norte de África e Macaronésia (Açores, Madeira e Canárias). Presente também como subespontânea na América do Norte, Austrália, Tasmânia e Nova Zelândia.
Em Portugal, embora, aparentemente, não seja muito comum, a espécie ocorre, ainda que de forma algo irregular, em quase todas as regiões do território do Continente, bem como nos Açores e na Madeira. 
Ecologia/habitat: relvados, margens de cursos de água, bermas de estradas e caminhos, em terrenos com alguma humidade, principalmente em solos argilosos ou margosos, a altitudes até aos 2000m.
Floração: de Março a Julho. 
*Outros nomes comuns: Potentilha; Quinquefólio; Tormentilha.
(Local e data: Serra da Arrábida (Azóia - Cabo Espichel) 24 -Maio - 2014)
(Clicando nas imagens, amplia)

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Linho-rijo (Linum strictum)





Linho-rijo, ou Linho-estreito (Linum strictum L.)
Erva anual da família Linaceae, cujo caule, erecto e geralmente ramificado no terço superior, pode atingir cerca de 40 cm de altura.
Distribuição geral: Sul da Europa, Norte e Leste de África, Sudoeste da Ásia e Macaronésia (Madeira e Canárias).
Em Portugal continental ocorre, sobretudo, no centro e sul do território, surgindo em terrenos incultos, em relvados e em clareiras de matos, sobre substrato calcário, ou argilo-arenoso.
Floresce de Abril a Julho.
(Local e data: Serra da Arrábida; 2 - Junho - 2014)

sábado, 22 de novembro de 2014

Cenoura-brava (Daucus muricatus)








Cenoura-brava [Daucus muricatus (L.) L.]
Erva anual (tipo biológico: terófito) com 30 a 100cm de altura, com caules, em geral, erectos, por vezes, decumbentes, híspidos, ramificados na parte superior ou desde a base; folhas penatissectas com segmentos de última ordem linear-lanceolados a lanceolados, com pecíolo, ráquis e nervuras híspidas; flores com pétalas cordiformes, bífidas, de cor branca ou levemente tingidas de púrpura, desiguais, muito maiores as exteriores das flores exteriores da umbela.
Família: Apiaceae (Umbelliferae)
Distribuição: Região Mediterrânica. Considera-se habitualmente que a ocorrência da espécie em Portugal Continental está limitada ao Algarve, Alentejo (Alto e Baixo), Estremadura, Ribatejo e Beira Litoral. Contudo, há notícia do aparecimento de uma população mais a norte, na Serra de Chavães - concelho de Tabuaço. Está também presente nos Açores, como espécie introduzida.
Ecologia/habitat: ruderal e arvense, frequentemente em margas argilosas, a altitudes entre 30 e 800m.
Floração: de Abril a Julho.

(Locais e datas: Serra da Arrábida; 2 - Maio -2014)
(Clicando nas imagens, amplia)

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Queiró (Erica umbellata)




Erica umbellata Loefl. ex L.

Respondendo pelos nomes comuns de Queiró, Queiroga, Torga e Urze, esta planta da família Ericaceae (com a designação científica de Erica umbellata Loefl. ex L.;sin: Erica umbellata L. subsp. major (Willk.) P. Silva et Teles; Erica umbellata L.var. subcampanulata Benth. ) distribui-se pela metade ocidental da Península Ibérica e pelo Noroeste de África.
Tem o seu habitat em encostas pouco húmidas, ou mesmo áridas, em terrenos siliciosos, mesmo que aí tenha que sofrer a concorrênca de outros arbustos (como a esteva, a carqueja ou os tojos) ou mesmo de árvores, como os pinheiros.Também se encontra, por vezes, em areias litorais. 
Floresce de Março a Agosto.
[Local e data: Serra da Arrábida (Cabo Espichel); 13 - Abril - 2014]
(Clicando sobre as imagens, amplia)

domingo, 2 de novembro de 2014

Ervilhaca-silvestre (Lathyrus aphaca)




Ervilhaca-silvestre ou Ervilhaca-olho-de-boneca (Lathyrus aphaca L.)
Erva anual (tipo biológico: terófito) da família Fabaceae, com caules ascendentes, ramificados que podem atingir até 60 cm. As folhas, por via de regra, sem folíolos, estão transformadas em gavinhas simples, estando, no entanto, providas de espículas ovadas ou suborbiculares tão desenvolvidas que se assemelham a folhas. Inflorescências pedunculadas reduzidas a uma única flor com pétalas amarelas.
Distribuição: grande parte da Europa (Sul Centro e Oeste) Sudoeste e Centro da Ásia, Norte de África e Macaronésia (Açores, Madeira e Canárias). Presente também na China, Japão e América do Norte, como planta introduzida.
No que diz respeito à sua distribuição em Portugal, refira-se que além de presente nos Açores (como planta introduzida (?) e na Madeira, também ocorre em grande parte do território do Continente (Algarve, Alto e Baixo Alentejo, Estremadura, Ribatejo, Beira Litoral, Douro Litoral e porventura também em Trás-os-Montes).
Ecologia/habitat: em relvados húmidos, clareiras de bosques e de matagais, na orla de terrenos cultivados e em pousio, a altitudes até 1700m. É indiferente à composição do solo.
Floração: de Março a Agosto.
(Local e data: Serra da Arrábida; 10 - Maio - 2014)