sábado, 28 de junho de 2025

Poejo (Mentha pulegium)



Poejo (Mentha pulegium L.)
Erva com 12 a 78 cm, estolhosa, algo lenhosa na base, é também conhecida pelos nomes comuns de Hortelã-dos-Açores,Hortelã-pimenta-mansa,Poêjos.
Tipo biológico: helófito, hemicriptófito,
Família: Lamiaceae (Labiatae)
Distribuição: nativa da Europa, Ásia e Norte de África. Introduzida e naturalizada na América. 
Em Portugal ocorre, como espécie autóctone, quer no território do Continente, quer nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Ecologia/habitat: em geral em sítios com algum grau de humidade, como charcos, ainda que temporários, margens de lagos, lagoas e de cursos de água, com preferência por solos ácidos, a altitudes até 1800 m.
Floração: de Maio a Novembro
Nota: Em Portugal, esta planta é muito utilizada como aromatizante em culinária.
Avistamento: Cabo Espichel (Parque  Natural da  Arrábida); 27 - Junho  2025.

sábado, 21 de junho de 2025

Rabo-de-cão (Cynosurus echinatus)



Rabo-de-cão ou Rabo-de-cão-eriçado (Cynosurus echinatus L.)

Erva anual, cespitosa, glabra, com caule que pode atingir até cerca de 100cm; folhas lineares, planas, inteiras, ásperas, com limbo com 3 a 9 mm de largura; flores agrupadas em inflorescência em panícula, aproximadamente ovóide, unilateral e mais ou menos compacta.
Tipo biológico: terófito;
FamíliaPoaceae (Gramineae)
Distribuição: Sul e Oeste da Europa; Norte de África; Sudoeste da Ásia e Macaronésia (Madeira e Canárias)
Em Portugal ocorre, como planta autóctone, no território do Continente e no arquipélago da Madeira e como espécie introduzida está também presente no arquipélago dos Açores.
Ecologia/habitat: terrenos cultivados e incultos; pastagens; orlas e clareiras de bosques e matagais.
Floração: de Abril a Julho.
[Avistamento: Vale de Barris (P.N.Arrábida); 19 - Maio - 2021]

domingo, 15 de junho de 2025

Trevo-aglomerado (Trifolium glomeratum)

 



Trevo-aglomerado (Trifolium glomeratum L.)

Erva anual, glabra ou glabrescente, com caules prostados, ascendentes ou erectos, em geral glabros, com entrenós bem distanciados entre si, podendo atingir até 40 cm de comprimento; folhas alternas, trifoliadas, com folíolos obovados ou obcordados, serrilhados; inflorescências axilares, capituliformes, globosas na frutificação. com ligeiro invólucro formado pelas estípulas das folhas, compostas por numerosas flores com corola rosada, glabra, maior que o cálice.
Tipo biológico: terófito;
FamíliaFabaceae (Leguminosae);
Distribuição: Sul e Oeste da Europa; Sudoeste da Ásia; África (Norte e Sul); e Macaronésia (arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias). Introduzida nas Américas (do Sul e do Norte) na Austrália e Nova Zelândia.
Em Portugal além de presente nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, ocorre também ao longo de todo o território do Continente.
Ecologia/habitat: prados e pastagens, bermas de estradas e caminhos, outros terrenos incultos, em solos pobres, preferentemente arenosos e siliciosos, a altitudes até 1600m.
Floração: de Março a Julho.
(Avistamento: Cabo Espichel (PN Arrábida); 6 - Maio - 2025)