Erucastrum nasturtiifolium (Poir.) O.E.Schulz subsp. nasturtiifolium
Erva bienal, eventualmente perene (tipos biológicos: caméfito ou hemicriptófito) da família Brassicaceae/ Cruciferae, com caules erectos, com 30 a 100cm; folhas penatissectas com segmentos inteiros ou penatifendidos; flores (com limbo obovado, de cor amarela) agrupadas (10 a 70) em inflorescências em cacho.
Distribuição: Sul da Europa.
Presente em Portugal no território do Continente, com ocorrência, ao que parece, circunscrita ao Cabo Espichel e Serra da Arrábida, embora tal facto se mostre algo estranho, pois, como observa Miguel Porto (cfr. aqui) o habitat onde surge é replicado (aparentemente) noutras zonas do país.
Ecologia/habitat: relvados nitrófilos, vinhedos, olivais, matagais e pastagens em locais secos, com frequência pedregosos, a altitudes até 1400m .
Floração: de Abril a Julho.
Sinonímia: Sinapis nasturtiifolia Poir. in Lam. (Basónimo)
(Local e data: Serra da Arrábida; 28 - Maio 2012)
Chicamigo
ResponderEliminarDe Goa faço este comentário neste teu blogue porque na TERRA DOS ESPANTOS não posso fazê-lo. Não tem o URL/Nome.
A Raquel deitámo-nos às quatro e meia da matina para saber dos resultados através da RTPI. Para quê? Mais uma chatice... O Marcelo Caetan, ops, Sousa era como a pescada: antes de o ser já o era...
Que gente é esta? Que país é este?
E, agora,uma novidade:
Já tá!!!!!!
INFORMAÇÃO
ALELUIA! GLORIA IN EXCELSIS DEO!!!!
JÁ TENHO UM NOVO IMEILE DESTA FEITA INDIANÍSSIMO PARA O QUAL PODEM ENVIAR O QUE QUISEREM. É O
henrique20091941@rediffmail.com
AGORA POR FAVOR REENVIA-ME O TEU IMEILE POIS PERDI-OS TODOS. Muitíssimo obrigadérrimo
Abç do Leãozão