Ésula-angulosa (Euphorbia pterococca Brot.)
Erva anual (tipo biológico: terófito), em geral, glabra, com com caules (4 a 30 cm) erectos, apresentando com frequência ramos laterais férteis; folhas serradas, pelo menos na metade superior; pleiocásio com 5 raios trifurcados, eventual e subsequentemente, bifurcados, 1 ou 2 vezes.
Confundível com a Euphorbia peplus, com hábito semelhante, dela se pode, no entanto, distinguir atendendo à forma dos nectários (com apêndices, no caso da E. peplus; sem apêndices na E. pterococca). ou à forma dos frutos:"cápsula[s] com quilhas grossas muito evidentes", os da E. pterococca ; "com duas asas estreitas no (...) dorso", os da E. peplus.
Família:Euphorbiaceae.
Distribuição: Centro e Oeste da Região Mediterrânica; arquipélagos da Madeira e das Canárias.
Além de presente na Madeira, a E. pterococca encontra-se também em boa parte do território português do Continente, designadamente, no Algarve, Alto e Baixo Alentejo, Estremadura e Beira Litoral.
Ecologia/habitat: clareiras de matos; terrenos de pastagem húmidos, orlas de campos agrícolas, geralmente sobre substrato calcário ou, menos frequentemente, xistoso, a altitudes até 500m.
Floração: de Fevereiro a Maio.
(Local e data: Serra da Arrábida; 1 - Abril - 2016)
Sem comentários:
Enviar um comentário