Gerânio-peludo (Geranium rotundifolium L.)
Erva anual (tipo biológico: terófito) da família Geraniaceae.
Distribui-se pela Eurásia (com excepção do extremo Norte) Macaronésia (Madeira e Canárias) e Norte de África, surgindo em terrenos incultos, sebes, entulheiras e à beira de caminhos. Em Portugal, ocorre em todo o território do Continente e no arquipélago da Madeira, como espécie autóctone, e no arquipélago dos Açores como espécie introduzida. Frequente na Serra da Arrábida.
Floração: de Fevereiro a Agosto.
(Local e data: Serra da Arrábida; 18 - Fevereiro - 2014)
(Clicando nas imagens, amplia)
~ Só do género "geranium", são 430 espécies!
ResponderEliminar~ O óleo essencial de gerânio é usado, como antiinflamatório e emoliente da pele.
~ Extraído das folhas, tem um aroma muito agradável, com efeitos calmantes e relaxantes. É amplamente usado em perfumaria.
~ Consta que o geraniol é um bom antioxidante e que existem estudos que comprovam possuir capacidades antitumorais. ~
Não há dúvida, Majo, que os seus comentários trazem novas valências ao "Flora da Serra da Arrábida". Bem haja, por isso.
ResponderEliminarParece-me contribuir, um pouco, para aligeirar o conteúdo necessáriamente informal da sua interessante publicação.
ResponderEliminarCorrijo o lapso, cumprimentando-o pelas excelentes fotografias.
Obrigada, pela sua simpatia.
A utilização do Gerânio não se esgota no campo da medicina, quer seja popular quer seja convencional. Também é um importante condimento na cozinha. Por exemplo, se fizermos uma infusão, com água ou leite, com folhas das variedades mais perfumadas, o líquido daí resultante adquire o aroma e o sabor da folha ( no caso do aroma de limão, por exemplo). Se usarmos esse liquido em cremes, bolos, gelados ou outras sobremesas, o sabor é transmitido ao prato. Se colocarmos um bolo acabado de fazer sobre folhas de gerânio com aroma a rosa ou limão, o calor do bolo faz libertar as substancias voláteis que existem na planta e o seu aroma transmite-se ao bolo.
ResponderEliminarVoltando à medicina, Na África do Sul, faz-se com as raízes de Gerânio um preparado que dá pelo nome de "umckaloabo" que é usado para curar males do estômago, diarreia e disenteria e para infecções do aparelho respiratório. Aliás o nome tradicional quer dizer em zulu, "dor de peito", numa referência às suas virtudes curativas.
Também é usado em cosmética.
Um abraço Amigo Francisco e parabéns pelas magnificas imagens
João Carlos
Obrigado, Amigo João Carlos, por estas valiosas informações. Abraço.
EliminarGostei do que li. Aprendi de forma descontraída. As fotos estão também muito boas.
ResponderEliminar