sábado, 30 de novembro de 2013

Allium triquetum



Allium triquetum L.
Erva bulbosa, perene (tipo biológico: geófito) da família Amaryllidaceae, com hastes florais fistulosas (= ocas) de secção triangular, que podem atingir até cerca de 50 cm de altura; folhas lineares, glabras, relativamente largas, tão ou mais compridas que a haste floral; flores  campanuliformes com tépalas brancas lisas, raiadas de verde ao centro, agrupadas em inflorescências terminais, umbeliformes,  pendentes e pouco densas.
Distribuição: espécie nativa do Sudoeste da Europa e do Noroeste de África, encontra-se, no entanto, distribuída e naturalizada em várias outras partes do globo (América do Sul e do Norte, Austrália, Turquia e Grã Bretanha) onde foi introduzida, certamente, em função do seu uso como planta ornamental e não tanto devido ao facto de as partes aéreas serem consideradas comestíveis, utilização que me parece não ser frequente.
Em Portugal, a planta surge, quer como espécie autóctone (Estremadura, Beira Litoral e Minho), quer como espécie introduzida, como é o caso dos arquipélagos da Madeira e dos Açores e como eventualmente pode ser o que também se passa noutras regiões do território do Continente, onde, por vezes, se encontra em ambiente silvestre.
Ecologia/ habitat: Prados, orlas e clareiras de bosques, margens de cursos de água, bermas de estradas e caminhos e, em geral, em sítios algo húmidos e sombrios.
Floração: De Janeiro a Maio.
(Local e datas; Serra da Arrábida; 10/12 - Março - 2013)

5 comentários:

  1. Será da mesma família do Alho comum usado na culinária?

    ResponderEliminar
  2. Que é da mesma família do Alho-comum (Allium sativum L.) não há qualquer dúvida.
    A família em que têm vindo a ser incluídas as diversas espécies do género "Allium" é que tem variado. O referido género já foi incluído na família Alliaceae, na família Liliaceae e, ultimamente, na família, Amaryllidaceae. Se calhar, os botânicos ainda não vão ficar por aqui.

    ResponderEliminar
  3. A planta ofererece um contraste muito belo, entre um puríssimo branco e um viçoso verde!
    O seu uso como ornamental deverá benificiar muito a sanidade das roseiras. Mas estou com uma dúvida. Terá cheiro? Será o cheiro desagradável?
    Antecipadamente grata pela atenção que me possa dispensar.

    ResponderEliminar
  4. Majo, esfregada com as mãos, tem um cheiro semelhante ao do alho-comum.
    Se as flores também têm algum cheiro em particular não lhe sei dizer, porque o meu sentido do olfacto já conheceu melhores dias.

    ResponderEliminar
  5. Não sabia o nome dessa flor, em tempos trouxe uma plantinha da Irlanda, dá-se muito bem no meu jardim. Reproduz-se com muita facilidade e não requer cuidados É LINDA!

    ResponderEliminar