terça-feira, 1 de novembro de 2016

Tomateiro-do-diabo (Solanum linnaeanum)




Tomateiro-do-diabo (Solanum linnaeanum Hepper & P.-M.L. Jaeger)
Arbusto (50 a 200 cm), revestido de espinhos bem robustos (com cerca de 1,5cm) com caule erecto, muito ramificado, provido de folhas, elas também espinhosas, penatipartidas, com lóbulos desde inteiros a profundamente lobados; flores acticnomorfas, hermafroditas, pediceladas, com corola de cor violeta pálido, surgindo solitárias ou dispostas em cimeiras paucifloras; frutos carnudos com 2 a 4 cm de diâmetro, amarelados na maturação.
Família: Solanaceae.
Distribuição: espécie originária da África austral, entretanto, introduzida e naturalizada em numerosas regiões do globo, designadamente, no Sul da Europa, Norte de África, América do Norte, Austrália e Nova Zelândia. Nestes dois países é mesmo considerada como planta invasora. Em Portugal ocorre, como planta introduzida e naturalizada, quer no território do Continente (Algarve, Baixo Alentejo e Estremadura), quer nos Arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Ecologia/habitat: espécie ruderal, com preferência por locais com clima ameno, próximos do litoral (praias), ou na proximidade de povoações, a altitudes até 200m. 
Floração dispersa ao longo de todo o ano.
Nota: A planta é tóxica.
(Local e data: Arrábida; 6 - Abril - 2016)
(Clicando nas imagens, amplia)

3 comentários:

  1. Não conhecia...
    Fico sempre surpreendida com a introdução e dispersão de solanáceas tóxicas na Europa e no mundo...
    Eram utilizadas em bruxaria...
    Custa-nos imaginar quanto foi obscura essa época de trevas,
    a Idade Média...
    Vinda da África austral, parece incrível!
    Gostei de saber Francisco.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  2. Tenho ido correr e fazer muitas caminhas ultimamente para a Arrábida e ando à procura de um bom livro que me possa acompanhar até lá - sabe de algum? - mas este post tirou-me algumas dúvidas. Já vi vários tomateiros do diabo por aqui e não fazia ideia do que era e gostaria de saber se me podia ajudar... Encontrei a semana passada junto ao cruzamento quando se vira para o portinho da arrábida uma árvore em flor que parecia a flor da amendoeira. Tinha um fruto muit semelhante à avelã mas não era uma avelã, provei e tinha um sabor diferente. Sabe o que é?? Obrigado ;)

    ResponderEliminar
  3. Não faço ideia de que planta se trata. Já tenho passado pelo local várias vezes e não me lembro de lá ver a planta que descreve. Nos próximos dias se tiver oportunidade e o tempo melhorar tentarei passar por lá para dar uma olhada com mais vagar.

    ResponderEliminar