sexta-feira, 15 de março de 2019

Fumária-dos-campos (Fumaria agraria)






Fumária-dos-campos (Fumaria agraria Lag.)
Erva anual, trepadora, podendo, por vezes, limitar-se a alastrar os ramos pelo terreno circundante; folhas multipenatissectas; flores com pétalas exteriores de cor branca, mais ou menos homogénea; as interiores com ápice tingido de púrpura escuro, podendo evoluir para rosado; sépalas persistentes durante a frutificação, brácteas com comprimento igual a metade ou semelhante ao dos pedicelos frutíferos, apresentando-se estes engrossados no ápice; inflorescência em cacho com 14 a 25 flores; fruto com uma ligeira depressão no bico.
Tipo biológico: terófito;
Família: Papaveraceae;
Distribuição: Região Mediterrânica Ocidental.
Em Portugal ocorre apenas no território do Continente e com presença limitada ao Algarve, Alto e Baixo Alentejo, Estremadura e Ribatejo.
Ecologia/habitat: sebes, tapumes, muros e valetas, na orla de campos agrícolas e matagais, preferentemente em solos ácidos.
Floração: de Novembro a Julho.
[Local e data do avistamento: Serra do Louro (Arrábida); 15 - Março - 2019]
(Clicando nas imagens, amplia)

2 comentários:

  1. Conhecida tbm por "erva-pombinha", se não estou enganada e que substitui o Fel-da-terra (desintoxicante) por este ser imensamente amargo!

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia a designação de "Erva-pombinha" atribuída à "Fumaria agraria". Vejo-a sim atribuída à "Fumaria officinalis". Sendo, no entanto, as diversas espécies de "Fumaria" muito semelhantes e difíceis de distinguir, não vejo razão para se não atribuir tal designação a todas elas. Aliás, estou em crer que, no que respeita às suas eventuais propriedades fitoterápicas, também não deve haver grandes diferenças.

    ResponderEliminar