quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Bocas-de lobo (Antirrhinum linkianum)




Bocas-de lobo (Antirrhinum linkianum Boiss. & Reut.)
Planta herbácea, vivaz (tipo fisionómico: caméfito) da família Plantaginaceae (ex Scrophulariaceae) com caules simples ou ramificados, algo lenhosos, ascendentes ou erectos, pubescente-glandulosos, pelo menos durante a floração, que podem atingir entre 30 a 60 cm.
É um endemismo ibérico que ocorre sobretudo em território português (Baixo Alentejo, Beira Baixa, Beira Litoral, Estremadura e Ribatejo) estando a sua presença em território espanhol limitada ao litoral ocidental da Corunha.
Habitat: locais rochosos, ou pedregosos, terrenos revolvidos, fissuras de paredes e de muros degradados, ao longo de caminhos. 
A. linkianum é não só muito semelhante ao cultivado Antirrhinum majus, como já foi considerado como uma subespécie deste (v. sinonímia infra). Distingue-se dele pelo facto de ter "os pedicelos mais compridos do que as sépalas" (in Flora.On). Tem também grandes semelhanças com o Antirrhinum cirrhigerum. Este tem, no entanto, "caules laterais curtos e gavinhosos" (loc. cit.), característica que o distingue do A. linkianum .
A floração, segundo as fontes consultadas, ocorre de Abril a Julho. Parece-me, no entanto, que ela decorre durante um período bem mais alargado. Basta dizer que as fotografias supra foram obtidas em Março e que já encontrei vários exemplares  em floração no mês de Dezembro.
Sinonímia: - Antirrhinum majus subsp. linkianum (Boiss. & Reut.) Rothm.
(Local e data: Serra da Arrábida; 18 -março -2012)

3 comentários:

  1. que lindas de estrutura tão imperfeita.

    ResponderEliminar
  2. Não sabia da existência desta planta como endémica de algumas regiões do nosso país.
    Muito interessante saber que é mais uma planta silvestre, nativa da nossa surpreendente Serra da Arrábida.
    As crianças gostam de brincar com as corolas que quando apertadas lateral e delicadamente, assemelham-se a bocas que abrem e fecham...

    ResponderEliminar
  3. A Serra da Arrábida é prodigiosa: tem na sua prole estas plantas especiais que produzem lindas inflorescências..Em cada flor rosa, os pequeninos encontram um brinquedo.
    Apertando lateral e delicadamente a corola, a flor abre e fecha como se tratasse da boca de um simpático lobo mau!

    ResponderEliminar