segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Orégãos (Origanum vulgare subsp. virens)


(1)

 (2)

(3)

(4)
(5)
Orégãos ou Orégão [Origanum vulgare L. subsp. virens (Hoffmanns. & Link) Bonnier & Layens]
Erva perene (tipo biológico: Caméfito) da família Lamiaceae.
Planta aromática muito utilizada na cozinha mediterrânica, incluindo em Portugal, particularmente no Alentejo. Serve para aromatizar sopas, açordas, saladas (em especial a de tomate) queijo e requeijão, sendo também indispensável na confecção de caracóis. 
Distribuição: Península Ibérica, Noroeste de África e Macaronésia. Presente em quase todo o território do Continente, bem como nos arquipélago dos Açores e da Madeira, é espécie muito comum na Serra da Arrábida.
Floração: de Junho a Novembro.
[Local e datas: Serra da Arrábida; 9 - Maio - 2012 (fotos 3 e 4); 27 - Junho - 2012 (fotos 1, 2 e 5)]

6 comentários:

  1. Boa noite Francisco.

    O Oregão (Oruganum vulgare) é uma excelente erva condimentar. Contudo, tem uma vertente menos conhecida que é a de ser também medicinal. O chá de Oregão é eficaz no tratamento de constipações, asma e bronquite e dores de cabeça. Também induz o sono. A folha mastigada alivia temporariamente a dor de dentes. Diz-se que reduz o desejo sexual.

    Um abraço

    João

    ResponderEliminar
  2. O oregão seco, foi classificado como especiaria, no estudo sobre capacidade atioxidante, ORAC (Oxigen Radical Absorbance Capacity).
    Ficou com a mais alta posicão entre esse tipo de temperos e a muito honrosa, 4ª posição, num estudo exaustivo sobre todos os alimentos.
    Presentemente, há notícias de que o óleo de oregão está a dar bons resultados no tratamento da CVS (Ciclic Vomiting Disease), pelo seu efeito antibacteriano sobre as infeçòes provocadas pelo excesso de Escherichia Coli, resistentes a antibióticos.
    ~ Cordiais cumprimetos. ~

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, Majo, por mais este esclarecimento.
    Saudações cordiais.

    ResponderEliminar
  4. Peço deculpa pelo lapso.

    Então, cordiais cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. Em que local da serra posso encontrar? Obrigado

    ResponderEliminar