quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Revisitação: Tulipa-brava (Tulipa sylvestris subsp. australis)


 

Tulipa-brava [Tulipa sylvestris L. subsp. australis (Link) Pamp.]
(Nota: A espécie já foi objecto de um post anteriormente publicado aqui no blogue. As fotografias então publicadas é que deixam muito a desejar. Espera-se que, desta feita, a Tulipa-brava não fique com razões de queixa.)

9 comentários:

  1. Bela, esta silvestre.
    Uma reedição oportuna, para alegrar estes dias sem o caloroso brilho dos nossos astros.
    Alegremo-nos! Estamos muito perto do tempo das tulipas: um tempo melhor!

    ResponderEliminar
  2. Eu até gosto de chuva, mas tudo o que é demais aborrece. Os dias de sol, de facto, já tardam e para quem, como eu, gasta boa parte do tempo em deambulações campestres, a chuva já podia parar por uns tempos.

    ResponderEliminar
  3. A sabedoria proverbial, ensina-nos que Fevereiro chuvoso e ameno, é percussor de abundância; benefício que muito carecemos.
    Conformemo-nos; a bem da prosperidade.

    ResponderEliminar
  4. Magnífica imagem, meu Amigo! Nas minhas andanças pela Arrábida nunca encontrei este planta.

    Um abraço

    João

    ResponderEliminar
  5. Mas é bastante vulgar, amigo João e não tarda estará, se é que não está já, em floração. Eu não conheço os lugares pelos nomes usados pelas pessoas na região, mas posso indicar-lhe alguns sítios de mais fácil acesso. Por exemplo, na estrada que vindo de Setúbal entronca na estrada que vem de Sesimbra para Dois Irmãos e Azeitão, esta espécie encontra-se mesmo à beira da estrada numas rochas calcárias junto de um caminho situado uns 400/500 m antes do entroncamento. Também é abundante no Serra de S. Luís, um pouco acima da 2ª pedreira. E já a encontrei mesmo ao longo das arribas no cabo Espichel, e nas proximidades da Serra do Risco.

    ResponderEliminar
  6. Conheço esses sitios mas tenho andado por lá bem mais para o fim da Primavera. Conheço relativamente bem a Serra de São Luis, num trilho de sai da Capela de São Luis da Serra para o lado direito. Há aí uma zona de pedreiras, sim. Foi aí que encontrei uma variedade de Tomilho muito interessante, o Tomilho de Creta (Thymbra capitata).

    Um abraço

    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João, o trilho que refere nunca o utilizei. Costumo subir à Serra de S. Luís através de um caminho que está próximo de umas bombas de gasolina. Entretanto, hoje mesmo paassei pela tal estrada de que lhe falei no comentário anterior e fui verificar se a Tulipa-brava já estava em floração e constatei que ainda não. Já brotaram, no entanto, as folhas, pelo que as flores não tardarão muito. Talvez, uns 15 dias.
      O caminho de que lhe falei no comentário anterior é agora facilmente identificado, pois anda em obras logo no início, precisamente no local onde ficam as rochas onde aparecem as tulipas.

      Eliminar
    2. Ok. Francisco. Obrigado. Amanhã, se a chuva permitir, vou passar por lá...

      Um abraço

      João

      Eliminar