Erva-confeiteira, ou Raspa-língua (Galium verrucosum Huds. subsp. verrucosum)
Erva anual (tipo biológico: terófito) da família Rubiaceae, multicaule, com ramos ascendentes ou erectos que podem elevar-se até cerca de 50cm.
Diz a minha (fraca) experiência que nem sempre é fácil distinguir esta espécie de outras suas congéneres, visto que as múltiplas espécies do género Galium (só em Portugal ocorrem mais de 2 dezenas) apresentam com frequência largas semelhanças. Em todo o caso, os especialistas na matéria apontam algumas características que nos facilitam a tarefa da identificação. Destacaria: as folhas com margens com 1 ou 2 filas de pequenos acúleos antrorsos (virados para cima); pedicelos lisos; frutos com papilas com ápice arredondado.
Distribuição: Sul da Europa; Sudoeste da Ásia; Norte de África; Macaronésia (Madeira e Canárias). Em Portugal Continental encontra-se no Algarve, Alto e Baixo Alentejo, Estremadura, Ribatejo, Beira Litoral e, supostamente, também na Beira Baixa e em Trás-os-Montes, sendo, porém, certo que o portal da SPBotânica (Flora.on) não regista, nesta altura, nenhum avistamento nestas duas regiões.
Ecologia/habitat; prados e matagais degradados, campos de cultivo, bermas de estradas e caminhos, fendas de muros e fissuras de rochas, geralmente em substrato básico e pedregoso.
Floração: de Dezembro a Julho;
(Local e data; Serra da Arrábida; 14 - Fevereiro - 2014)
Sem comentários:
Enviar um comentário