terça-feira, 12 de maio de 2015

Pútegas (Cytinus hypocistis subsp.macranthus )

Designada vulgarmente por PútegasPútegas-de-escamas-largas e também por Coalhadas e Amareladas, com a designação científica de Cytinus hypocistis (L.) L., subsp. macranthus Wettst., esta planta, da família Cytinaceae, é desprovida de clorofila e como tal dependente das plantas hospedeiras que parasita e que, no caso desta espécie, são plantas dos géneros Cistus e Halimium, ambos da família Cistaceae. Distribui-se pela Região Mediterrânica e Macaronésia, surgindo em Portugal por todo o território, nos locais onde ocorram também as plantas hospedeiras, como é o caso da Serra da Arrábida, onde as plantas da família Cistaceae são, não só de várias espécies, como numerosas.
É uma planta monóica, dispondo-se as flores masculinas, em regra no interior da inflorescência e as flores femininas exteriormente, umas e outras visíveis, na foto supra. 
(Local e data: Serra da Arrábida; 6 - Maio - 2015)
(Clicando na imagem, amplia)

3 comentários:

  1. Olá Francisco...
    Belo texto!
    As Putegas, há quem as utilize na alimentação em substituição dos Espargos. Também são medicinais, usando-se no tratamento da disenteria e de certos tumores.

    Um abraço

    João

    ResponderEliminar