segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Cizirão-das-torres (Lathyrus clymenum)








Cizirão-das-torres *(Lathyrus clymenum L.)
Erva anual ou bienal (tipo biológico: terófito, ou hemicriptófito) trepadora, glabra, com caule ramificado desde a base que pode atingir mais de 1m de altura.
A flor desta espécie apresenta um estandarte com duas gibas em forma de dedo, dispostas ao lado de cada uma das duas asas da corola, característica qe que permite facilmente distinguir esta espécie de outras do mesmo género, espécies que, note-se, só em território português são cerca de duas dezenas. 
Família: Fabaceae (Leguminosae);
Distribuição: Sul da Europa, desde a Península Ibérica até aos Balcãs; Ásia Menor; Norte de África e Macaronésia [ Madeira, Açores (?) e Canárias]. 
Em Portugal, a espécie distribui-se por quase todas regiões do Continente, além de estar presente nos arquipélagos da Madeira e dos Açores (aqui como planta autóctone, segundo a Flora Iberica, ou como espécie introduzida, segundo o entendimento do portal da SPBotânica, Flora.on).
Ecologia/habitat: Orlas e clareiras de bosques e matagais; sebes e relvados em redor de terrenos de cultivo, taludes e locais rochosos, a altitudes até 1500m. Indiferente à composição do solo.
Floração: de Março a Julho.
* Outros nomes comuns: Chicharão-das-torres; Chicharão-trepador.

Sem comentários:

Enviar um comentário