quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Epipactis tremolsii

 

Epipactis tremolsii Pau 
Erva vivaz ou perene, rizomatosa, da famílía Orchidaceae, com rizoma cilíndrico, com raízes carnudas, finas e numerosas; caule erecto, robusto, com 30 a 60 cm de altura.
Nem sempre será fácil distinguir esta espécie da sua congénere Epipactis lusitanica, dado o "hábito" algo semelhante e o facto de existirem populações com características intermédias, devido, provavelmente, a fenómenos de hibridação. Em todo o caso é possível adiantar algumas diferenças, umas mais facilmente perceptíveis do que outras, coligidas a partir das descrições encontradas na Flora Iberica. Assim, enquanto na E. tremolsii o hipoquilo (parte proximal do labelo) é verdoso, na E. lusitanica, é rosado; naquela, a bráctea inferior é mais comprida que a flor correspondente. enquanto nesta pode ter um comprimento igual, ou apenas ligeiramente superior; a inflorescência da E. tremolsii é densa (15 a 40, ou mais, flores) e quase contígua à folha superior, enquanto a da E. lusitanica é lassa (5 a 25 flores) e distanciada das folhas superiores. Finalmente: as folhas da E. tremolsii apresentam-se mais ou menos imbricadas, ao passo que as da E. lusitanica surgem, em geral, pouco aproximadas.
Distribuição: Região Mediterrânica Ocidental (incluindo, na Europa, o Sul de França e a Península Ibérica e, em África, a região do Magrebe). Em Portugal, segundo a Flora Iberica, é observável no Algarve, Baixo Alentejo, Beira Baixa, Estremadura e Trás-os-Montes e dubitativamente, no Alto Alentejo, Beira Alta e Ribatejo.
Ecologia/habitat: orlas e clareiras de bosques, em geral, em solos calcários ou margosos.
Floração: de Março a Junho.
[Local e data do avistamento: Serra de S. Luís (Arrábida); 27 - Abril - 2019]

Sem comentários:

Enviar um comentário