quinta-feira, 24 de maio de 2012

Hipericão-celheado (Hypericum perfoliatum)








Hipericão-celheado *(Hypericum perfoliatum L.)
Planta herbácea, perene, de caule erecto que pode atingir até cerca de 1 m de altura, à semelhança doutras espécies do mesmo género da família Hypericaceae**, como o quase homófono h. perforatum. Distingue-se, ou antes, julgo poder distingui-la, porventura erradamente, como é apanágio de leigo na matéria, de outras espécies do mesmo género, pela forma das folhas (de lanceoladas a ovadas) e pelo modo como, opostas, se abraçam ao caule dando a sensação de que este atravessa a dupla lâmina foliar. Provavelmente daí advém o qualificativo específico de  perfoliatum. Já o epíteto vulgar (celheado) derivará, suponho eu do facto de as sépalas serem ciliadas, o que constituirá, admito, outra característica diferenciadora da espécie.
Distribui-se, segundo a Flora Digital de Portugal, "pela Região Mediterrânica, Ásia Menor, N África e Macaronésia. Quadrante SW Península Ibérica", com habitat rupícola e em relvados húmidos. Pessoalmente só deparei com ela em três sítios da Serra da Arrábida, incluindo numa pedreira abandonada de marga/calcário, por entre terras ali deixadas na sequência da cessação da exploração, em locais onde tende a concentrar-se a água da chuva e, por isso, temporariamente encharcados. 
Floração: de abril a julho, segundo a fonte citada.
*Também designado vulgarmente por Erva-das-sete-sangrias e Hipericão-frondoso.
** Autonomizada da família Clusiaceae, ou Guttiferae, onde estava incluída como sub-família.
(Local e datas:  Serra da Arrábida; de 21 de abril a 9 de maio - 2012)

4 comentários:

  1. Pode dizer-me se Hypericum tomentosum e Calafito são a mesma planta? Obrigada.


    ResponderEliminar
  2. Viva, Fátima.
    Não sei responder à sua pergunta, antes de mais porque desconheço o termo "calafito". As designações comuns que encontro para o "Hypericum tomemtosum" são "Milfurada-peluda" e "Milfurada-tomentosa". Tal não quer dizer que, na linguagem popular, o termo "calafito" não seja usado. As designações comuns variam muito de região para região.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Em primeiro lugar os meus parabens pelo magnifico trabalho que eu não me canso de consultar, tanto pela beleza como pela seriedade e competência.
    Vivo na serra da Arrábida e estas plantas fazem parte da minha vida.
    Aproveito para tentrar ajudar a responder à questão do calafito.
    Daquilo que eu conheço, o calafito é uma planta rasteira de folhas muito miudinhas de cor acinzentada, que costuma aparecer em terrenos alagados e que era utilizada em cataplasmas para sarar feridas.
    Sobre o hipericão fiquei com uma dúvida : diz o texto que também é conhecido por erva das sete sangrias, mas a erva das sete sangrias que eu conheço tem flores azuis. Dá-se bem em terrenos de areia, podem-se encontrar logo no inicio do caminho que vai dos Casais da Serra para os Picheleiros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, agradeço, antes de mais, a sua simpatia.
      Quanto ao "calafito" (e neste ponto respondo também à Fátima Peças) estou agora convencido, depois de algumas consultas na net, que é uma das designações vulgares do Hypericum tomentosum, cuja descrição corresponde á que ao meu amigo dele faz.
      Tem razão no que diz em relação à erva-das-sete-sangrias. De facto, há outra planta com essa designação comum: a "Lithodora prostrata", espécie que é vulgar em todo o país e também na Serra da Arrábida. Não é caso invulgar a existência de uma ou mais plantas que partilham o mesmo nome comum, fenómeno de algum modo explicável pelo facto de os nomes das plantas variarem de região para região.

      Eliminar