quinta-feira, 31 de maio de 2012

Notobasis syriaca






Cardo-da-Síria (?) [Notobasis syriaca (L.) Cass.]
Espécie única do género Notobasis, a Notobasis syriaca é uma planta anual, da família Asteraceae, escassamente ramificada que, segundo a Wikipédia (em inglês e em espanhol) pode atingir entre 30 a 100 cm, porte que pode ser o habitual, mas que não condiz com a minha observação, pois no local onde as fotografias foram obtidas deparei com exemplares com altura igual ou superior a dois metros. As folhas, peninérvias, com  nervuras em tons de branco, apresentam recortes profundos, menores as próximas da base, maiores as superiores, mas todas estão providas de espinhos em todos os segmentos, bem como no ápice, espinhos que nas folhas superiores são particularmente fortes e acerados. As flores, roxas, agrupam-se em capítulos bem protegidos por folhas espinhosas e  brácteas guarnecidas com espinhos terminados em forma de gancho.
Distribui-se por toda a Região Mediterrânica,  pelos arquipélagos das Canárias e da Madeira e por alguns  países da Ásia não confinantes com o Mediterrâneo, como o Irão e o Azerbeijão. 
Não disponho de dados sobre a sua distribuição em Portugal. Todavia, o portal Flora-on contém apenas registo de ocorrências em locais a sul do Tejo incluindo registos de ocorrências na Serra da Arrábida e no Algarve. As minhas observações ocorreram todas na Arrábida, em zonas de pastagens, em baldios e à beira de caminhos.
Floração: provavelmente, tendo em conta as minhas observações, a floração decorrerá de maio a junho, pelo menos.
(Local e data: Serra da Arrábida; 22 - maio - 2012)

Sem comentários:

Enviar um comentário