quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Morrião-d'água (Veronica anagallis-aquatica subsp. anagallis-aquatica )






Morrião-d'água (Veronica anagallis-aquatica L. subsp. anagallis-aquatica )
Erva, em geral, vivaz (tipo biológico: helófito; hemicriptófito) com caules erectos ou ascendentes, por regra, ramificados, glabros, por vezes enraizantes, com 10 a 100 cm.
Família: Plantaginaceae;
Distribuição: é considerada como planta subcosmoplita e, como tal, presente em várias regiões do globo, seja como planta nativa, seja como planta introduzida e naturalizada, não havendo, no entanto certezas quanto à(s) região(ões) de origem. Em Portugal ocorre, quer no território do Continente, quer no arquipélago da Madeira, num caso e noutro com o estatuto de espécie autóctone.
Ecologia/habitat: margens e leito de cursos de água, charcos, fontes e, em geral, em locais encharcados, a altitudes até 2100 m.
Floração: Março a Dezembro.
(Local e data: Serra do Risco (Arrábida); 11 - Abril - 2014)

2 comentários:

  1. ~
    ~ Interessante este registo de plantas aquáticas na Serra!
    ~ Nem sabia que existiam cursos de água-- ribeiras-- quase permanentes.

    ~ ~ ~ Bons e agradáveis passeios. ~ ~ ~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste caso, Majo, as plantas não foram encontradas junto de nenhuma ribeira, se bem que na Arrábida também haja cursos de água que, não sendo permanentes, reúnem condições para acolher a espécie em questão. Foram, sim, encontradas e fotogradas junto de um charco dos vários existentes na Serra do Risco originados pela exploração das pedreiras.

      Eliminar